GLOSSÁRIO

Localize um verbete:

ICNIRP

Sigla em inglês da Comissão Internacional de Proteção Contra Radiações Não Ionizantes (“International Commission on Non Ionizing Radiation Protection”).

IMG

Formato digital utilizado pelos softwares ARCINFO e IMAGINE para o armazenamento de imagens  de satélite.

IMPACTO AMBIENTAL

Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada  por qualquer forma de matéria ou energia.

IMPEDIMENTO

Circunstância que impossibilita o juiz de exercer, legalmente, jurisdição em determinado momento, ou em relação a determinada causa.

IMPETRADO

1. É a designação do réu no mandado de segurança. 2. Parte adversa do recurso (vulgo).

IMPETRANTE

1. É a designação do autor no mandado de segurança. 2. Que ou quem recorre (vulgo).

IMPETRAR

1. Ajuizar algum remédio processual, em geral o mandado de segurança ou o habeas corpus. 2. Diz-se do ato de ajuizar mandado de segurança.

IMPUTAÇÃO

Acusação a alguém, por meio de queixa-crime ou denúncia do órgão público, pela prática de um delito.

IMPUTÁVEL

Suscetível de imputação, ou seja, que pode receber acusação por meio de queixa-crime ou denúncia do órgão público, pela prática de um delito, a partir de 18 anos de idade.

IN VERBIS

Textualmente, com as mesmas palavras, o que se vai escrever ou ler a seguir.

INAUDITA ALTERA PARS

Sem ouvir a outra parte característica de certos atos judiciais em que não se ouve a outra parte, como nas liminares em geral ou nos embargos de declaração.

INCÊNDIO DE COPA

tipo de incêndio que se caracteriza pela propagação do fogo através das copas das árvores. Considera-se incêndio de copa aquele que ocorre em combustíveis acima de 1,80 m de altura.

INCÊNDIO FLORESTAL

fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo tanto ser provocado  pelo homem como por fonte natural (raio).

INCÊNDIO SUBTERRÂNEO

tipo de incêndio que se propaga através das camadas de húmus ou turfa existentes sobre o  solo mineral e abaixo do piso da floresta.

INCÊNDIO SUPERFICIAL

tipo de incêndio que se propaga na superfície do piso da floresta, queimando os vegetais não decompostos, serrapilheira, gramíneas, arbustos, enfim, todo material combustível até cerca de 1,80 m de altura.

Exibindo 1 a 15 do total de 42 registro(s) distribuidos em 3 página(s)

1 2 3  |  ir para a página:

©2011 - Vieira Castro Advogados - Todos os direitos reservados

Rua Dr. Jarbas Vidal Gomes, 30 sala 1006 - Cidade Nova - Belo Horizonte - MG - CEP 31170-070 - Telefax: (31) 3241-1285