GLOSSÁRIO

Localize um verbete:

ZONA DE AMORTECIMENTO

Área no entorno de uma unidade de conservação, onde as atividades humanas estão sujeitas a normas e restrições específicas, com o propósito de minimizar os impactos negativos sobre a Unidade.

ZONA DE FRONTEIRA

Faixa de terra fronteiriça com países vizinhos, considerada essencial à segurança do Estado e por isso mesmo sujeita a limitações de uso.

ZONA DE INTERESSE SOCIAL

É a área que, pelas suas características de ocupação já consolidadas, merece tratamento especial, ou que permitirá a implantação de cunho social.

ZONA DE PRESERVAÇÃO HISTÓRIA

É a área compreendida pelas áreas tombadas pelo Patrimônio Histórico Federal e Estadual, além do Aterro do Bacanga e do Parque do Bom Menino.

ZONA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

É a área que, pelos seus elementos naturais, merece tratamento especial com a finalidade de preservar, recuperar ou revitalizar o meio ambiente.

ZONA DE RESERVA FLORESTAL

É a área considerada de preservação permanente, por ser indispensável à proteção do equilíbrio ecológico da região.

ZONA DE TRANSIÇÃO

Uma zona, periférica ao Parque Nacional ou reserva equivalente, onde restrições são colocadas  sobre o uso dos recursos ou medidas especiais de desenvolvimento são tomadas para aumentar o valor da conservação da área.

ZONA ELEITORAL

Divisão geográfica que abrange todos os eleitores de uma determinada região ou território.

ZONEAMENTO 1

É a destinação factual ou jurídica da terra a diversas modalidades de uso humano. Como instituto jurídico, o conceito se restringe à destinação administrativa fixada ou reconhecida.

ZONEAMENTO 2

Definição de setores ou zonas em uma unidade de conservação com objetivos de manejo e  normas específicas, com o propósito de proporcionar os meios e as condições para que todos   os objetivos da Unidade possam ser alcançados de forma harmônica e eficaz.

ZONEAMENTO AMBIENTAL

Trata-se da integração harmônica de um conjunto de zonas ambientais com seu respectivo corpo normativo. Possui objetivos de manejo e normas específicas, com o propósito de   proporcionar os meios e as condições para que todos os objetivos da Unidade possam ser  alcançados. É instrumento normativo do Plano de Gestão Ambiental, tendo como pressuposto um  cenário formulado a partir de peculiaridades ambientais diante dos processos sociais, culturais,  econômicos e políticos vigentes e prognosticados para APA e sua região.

Exibindo 1 a 11 do total de 11 registro(s)

©2011 - Vieira Castro Advogados - Todos os direitos reservados

Rua Dr. Jarbas Vidal Gomes, 30 sala 1006 - Cidade Nova - Belo Horizonte - MG - CEP 31170-070 - Telefax: (31) 3241-1285